sexta-feira, novembro 27, 2015

Almada Homenageia o Cante


Amanhã Almada festeja o 1º aniversário do Cante Alentejano, Património da Humanidade, com um colóquio (com vários painéis) e um espectáculo desta música tradicional alentejana, ao cair da noite.

Esta homenagem decorre na Academia Almadense e tem o dedo do meu amigo Eduardo.

quinta-feira, novembro 26, 2015

A Lardosa em Almada


Amanhã vou apresentar o livro, "Imagens da Minha Terra, Lardosa (Castelo Branco)", da autoria do meu amigo Aníbal Sequeira, uma monografia histórica muito bem ilustrada com as suas bonitas fotografias, que já foi apresentada nesta bonita Aldeia da Beira Baixa.

Aníbal fez muito bem em fazer a história da Terra onde nasceu (algo que ainda ninguém tinha tido a coragem para fazer...), focando os seus lugares mais importantes, sem se esquecer das pessoas (tão bem fotografadas...)

A apresentação realiza-se na Biblioteca da Escola Cacilhas-Tejo, Praça Gil Vicente, Cacilhas, às 17 horas.

Estão desde já todos convidados.

Esta é uma das fotografias de Aníbal Sequeira, que está presente no livro, "Teimosia", que escolhi por o burro ser um ex-libris cacilhense e fazer parte da história da Localidade Ribeirinha.

quarta-feira, novembro 25, 2015

segunda-feira, novembro 16, 2015

Estes Dias Cada Vez Mais Pequenos...


Não gosto nada destes dias tão curtos em que ainda antes das 18 horas começa a escurecer.

Nesta altura do ano o Sol quase que não passa pelo Ginjal, fica tudo mais húmido e agreste à beira do Tejo...

segunda-feira, novembro 09, 2015

Três Irmãs Diferentes


O teatro também pode ser a surpresa, a diferença, especialmente quando se escolhe uma peça antiga (ou usada, se quiserem...), que de vez em vez visita os palcos profissionais e amadores.

Foi o que aconteceu na noite de sábado na Sala Experimental do Teatro Azul (acho mais bonito que Joaquim Benite...) com as "Três Irmãs (Making Of)", que tirando o nome das personagens principais (Irina, Olga e Masha) e a referência  a Moscovo, é uma peça que se afasta de Tchecov e vai por outros caminhos, envolvendo-se com a nossa realidade e com os nossos problemas (a realização de um documentário sobre nós...) ao mesmo tempo que criava uma interacção pouco habitual com o público (perguntas ao público, contacto físico como um abraço ou o dar as mãos em corrente, distribuição de chá e bolinhos...).

Foi uma peça divertida e surpreendente, foi teatro. Parabéns ao "Teatrão" de Coimbra, ao encenador Marco António Rodrigues e aos actores Inês Mourão, Isabel Craveiro, João Amorim, João Santos, Margarida Sousa e Rui Raposo.

domingo, novembro 08, 2015

Miguel Oliveira na Ribalta do Motociclismo Mundial


Miguel Oliveira venceu o Grande Prémio de Motociclismo de Valença na sua categoria (moto 3) e sagrou-se vice-campeão do mundo.

É uma proeza extraordinária para o desporto português e almadense.

Para a próxima época Miguel vai competir na categoria de moto 2, e de certeza com sucesso, pois talento é coisa que não falta ao jovem piloto de Almada.

(foto retirada do site "A Bola")

sábado, novembro 07, 2015

Ilusão de Óptica ou de Outra Coisa...


Hoje tenho estado entretido a enviar fotografias para a "lixeira" e a libertar o disco do computador. 

Este é mais um dos problemas do mundo digital, a facilidade do "clique" faz com que se acumulem fotografias, por vezes quase iguais (quando damos por ela temos centenas de fotografias de pouco préstimo...).

Algumas delas têm algumas particularidades (distantes da beleza), como a que aqui publico, em que a Lisnave mudou de lugar e passou para trás dos primeiros prédios da avenida 25 de Abril, em Cacilhas...

domingo, novembro 01, 2015

Dia de Procissão e Devoção em Cacilhas


A Senhora do Bom Sucesso, Santa Padroeira de Cacilhas, cuja devoção remonta ao terramoto de 1 de Novembro de 1755, saiu mais uma vez à rua, na Procissão centenária que percorre as principais artérias da localidade e também visita o Tejo, que desta vez apenas a esperava com um patrulha da Marinha de Guerra, sem a presença de pescadores, sempre tão amigos da Santa (foram eles com as suas vigílias diárias que impediram que os republicanos depois do 5 de Outubro de 1910, destruíssem as imagens da Igreja, como fizeram noutros lugares religiosos do Concelho, como no Seminário de Almada ou na Quinta do Vale de Rosal, na Charneca de Caparica).